07 novembro 2002

Nós, os cinco dedos de uma mão e um espelho em pedaços



Nós, os cinco dedos de uma mão e um espelho em pedaços




Olá P.!

Sabes, porque é que és P.?
Lembras-te?
Claro que te lembras!
É apenas uma maneira de o manter vivo,
de entre não muito boas memórias!

E eu nem sequer acho que tenhas cara de P.,
mas insisto em chamar-te assim
para não deixar morrer o que já não existe.

No fim,
não queria que já não existisse…

1 e 30 da manhã . . .
a insónia não me deixa . . .
nem tão pouco a memória !


. . . uns caracóis alourados . . .
Tu, muito pequenita . . .

Eu muito pequenita .

Tu nunca foste pequenita . . . ou foste ?
E eu . . . ? Fui . . . ?
Alguma vez deixei de ser . . . ?

Talvez não me lembre exactamente de ti.
Talvez guarde os teus caracóis
e a tua cara muito bolachuda
nas poucas memórias que tenho daquele tempo .
Talvez agora elas sejam uma mistura das memórias
e de uma ou duas fotografias tuas .

– Tu já não tens a cara redonda!
E és tudo menos pequena !
– Eu ainda tenho a cara redonda !
E, também, sou tudo menos pequena !


Nem meia dúzia de anos tínhamos , lembras-te ?

Não ,
dizes que não !
Que não te lembras de ti antes de NÓS existirmos . . .

Faz-me confusão que não te lembres do antes desse NÓS . . .
tão familiar !

Ainda hoje ,
passada mais de metade das nossas vidas, de termos “nascido”
e de terem passados momentos tão bons . . . e tão maus ,
o NÓS me faz sorrir .

O NÓS ,
apesar de tudo ,
traz-me o sorriso de garota
que fui noutros tempos que jamais voltarão .

Sabes a sorte que temos de nos termos tido uns aos outros . . .
assim . . .
naqueles que foram provavelmente os melhores anos da minha vida ?

Sabemos as duas ! Saberão os restantes ?

Uma amizade como aquela
só pode existir quando se é adolescente ,
se tem uma enorme capacidade de sonhar ,
quando se têm os livros dos “Cinco” na cabeça
e se tem a ingenuidade de querer o mesmo
– quero dizer . . . – de querer mais !


Somos o que somos, porque crescemos juntos !
Somos, e temos, uma pequenina parte uns dos outros .
E sabes que mais ?
As únicas pessoas capazes de nos “roubar” isso somos nós mesmos ,
se deixarmos !
Só se deixarmos !

Estive a pensar . . .
Sabes qual foi . . . é . . . o ponto comum a todos ?

Os sonhos !
Somos uns sonhadores !
Por isso é que continuamos ,
por vezes ,
a ser uns miúdos de vinte e tal anos .


Quando não fomos capazes de concretizar alguns dos nossos sonhos ,
perdemo-nos de nós próprios .
Sentimo-nos esmagados pelas altas fasquias que nos impusemos !

Sempre fomos muito exigentes em relação uns aos outros
e em relação a nós mesmos .
Muitas vezes, demais !
E não fomos capazes de lidar com isso .

Esta mania de querermos ser perfeitos ! Uff !
Como se isso tivesse alguma graça !

Eu sei ! Eu sei !
Uns mais que outros !
Mas , isso é como em tudo . . .

E somos quem somos .
Olha que afinal ,
não nos saímos assim tão mal !


Alguns desses sonhos não passaram a ser reais ,
porque ainda vão acontecer . . .
mais tarde . . .
quando já tivermos maturidade para lidar eles .
Ou simplesmente ,
não vão acontecer ,
porque outras coisas inesperadas estão guardadas à nossa espera
no futuro !

E novos sonhos virão ,
certamente serão ,
como de costume ,
fasquias altas a ultrapassar ,
porque continuamos a ser sonhadores e isso é que nos mantém vivos .

Provavelmente ,
foi isso que nos fez ,
que nos faz ,
que nos fará diferentes . . .

– Fomos . . . Somos tão estranhamente diferentes
e por vezes é tão difícil viver com isso !

. . . apesar de se ter perdido o NÓS . . .
ou se terem perdido os CINCO dedos da mão ,
ficaram os cacos do ESPELHO . . . separados ,
mas ficaram . . .


Estamos cá todos ,
diferentes ,
talvez demasiado diferentes ,
irremediavelmente diferentes ,
mas ESTAMOS ,
porque temos mais de uma década de vida em comum
e nenhum de nós se esquece disso .

Vai ficar connosco para sempre ,
e talvez . . . ,
passe para a geração que aí vem !

Isso só depende de NÓS !


“Só morremos quando a última pessoa que nos conheceu morrer .”

(não sei quem disse isto !)


Para sempre

T.


Novembro de 2002

P.S. Escrevi esta carta na madrugada
antes de me acontecer um inesperado
que me iria provar que o futuro
nos traz as mais variadas surpresas !
Pode ser que as surpresas que aconteceram na manhã
e na tarde seguintes vão muito mais longe
do que eu sou capaz de sonhar ! : )

0 Diálogos ensonados:

Enviar um comentário

<< Home