24 junho 2006

O que outros escrevem - Terei sentimentos?


O que outros escrevem
Terei Sentimentos?

Eu vivo num roseiral com as minhas amigas rosinhas. Somos todas rosas de família. Temos grandes hastes espinhosas que assustam qualquer um. O Jardineiro já desistiu de nos tentar podar. Daí surge o nosso nome de família: ESPINHOSOS, com letras maiúsculas. Eu chamo-me Rosinha Rebelde Espinhosa. Rebelde porque, em todo o roseiral, eu sou a que tem mais espinhos e o corpo mais rebelde.

Respiro o ar puro do campo, durmo sob as estrelas prateadas e o céu escuro como breu. As minhas amigas e eu costumamos jogar à macaca durante a noite. Durante o dia, o mundo e os olhos da casa estão postos em nós.

Dizem que não tenho sentimentos...

Um dia passou pela casa das Pessoas um comerciante de flores. Vendeu um botão de flor e foi-se embora. Ninguém sabia que flor sairia dali, até que chegou a Primavera. O botão abriu-se. Qual não foi o nosso espanto quando daquele desajeitado botão saiu... nem mais nem menos que... uma rosa!

Senti a seiva subir mais depressa e senti-me a ficar mais vermelha do que nunca (e já sou vermelha, apesar do meu nome indicar o contrário!)... Bem, acho que estou apaixonada. O vento soluçava e gemia por entre as árvores, a floresta que me assustava um bocado. Mas... esperem! Eu não tenho sentimentos! Ou tenho? Bem, eu não sei. Só sei que quando aquele bonitão disse à minha amiga que nunca vira uma rosa tão bonita em todas as suas Primaveras, eu quase caí da minha majestosa haste. Quase perdi a postura. Mas serviu para eu aprender: as rosas são flores sentimentais e isso eu não posso mudar!... Ah! E isto tudo só para dizer que o meu amigo feto é insensível!!! Chateei-me com ele ontem...

Rebeca - 2005


Nota - Este texto foi escrito por uma jovem de 11 anos, num teste de Português. O enunciado indicava que o autor se devia imaginar na pele de uma rosa, descrevendo o que via, o que sentia e o que fazia no seu dia-a-dia.

0 Diálogos ensonados:

Enviar um comentário

<< Home